Artigos

Veja algumas informações e dicas

Decidimos migrar para a nuvem, e agora?

Decidimos migrar para a nuvem, e agora?

Saiba quais estratégias podem ser adotadas por órgãos públicos para dar agilidade à adoção da cloud

Migrar os dados para a nuvem já é uma certeza para quem pretende aumentar a eficácia operacional e melhorar a oferta de serviços. A escalabilidade permite que as instituições se adaptem rapidamente às mudanças no ambiente de negócio e às exigências da sociedade. A redução de custos de hardware, software, infraestrutura e manutenção é também uma das grandes vantagens desse modelo. Contudo, mesmo com tantos benefícios, a adoção exige um bom planejamento. E quando não há uma equipe própria especializada em cloud, uma consultoria experiente pode auxiliar no processo.

O líder da área de gestão técnica de contas dos serviços de nuvem do Serpro, André Mello, explica as principais dificuldades enfrentadas por instituições que buscam o serviço de migração da nuvem. Dentre os principais fatores que afetam o processo, aparecem no topo o baixo conhecimento técnico para realizar a migração e a operação na nuvem, a falta de planejamento prévio e o dimensionamento da capacidade de atuação da equipe envolvida.

Nestes casos, o Serpro atua com o Technical Account Manager (TAM): uma gerência técnica de contas. Trata-se de uma equipe especializada, que presta assessoria às instituições, na administração do orçamento e do consumo dos serviços de nuvem. Por meio de análises de consumo e proposições de melhorias, o TAM apresenta recomendações de melhor utilização da nuvem, além de fornecer outras informações que auxiliem o cliente a maximizar a eficiência financeira do ambiente. Assim, os clientes do Serpro MultiCloud – o Broker de governo, com múltiplas nuvens – contam com uma equipe bastante experiente em toda a jornada de adoção da cloud.

O sucesso da Câmara Municipal de Curitiba

Um caso de sucesso é a Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Os gestores de TI tiveram certeza das vantagens da adoção e, por isso, optaram pelo Serpro MultiCloud. A decisão ocorreu após avaliarem os investimentos em equipamentos próprios, o custo de licenças, a necessidade de suporte contínuo e do próprio esforço de gestão de toda a infraestrutura. A nuvem era uma opção mais eficiente e menos onerosa, tanto financeiramente, quanto em horas de trabalho dos analistas e técnicos.

No início, a equipe da Câmara teve que lidar com desafios comuns a essa transição. A instituição contava com uma equipe competente, porém em número limitado para todas as atividades necessárias para planejar e orquestrar a migração de seus serviços para a nuvem. Um planejamento técnico mais detalhado e um entendimento mais amplo do produto adquirido possibilitaram que os objetivos fossem alcançados.

Jornada de migração

A equipe TAM do Serpro entrou em ação para auxiliar o time do parlamento curitibano no processo de migração. Foram oferecidas consultorias com profissionais especializados em cloud, para assessorar o planejamento e outras questões mais técnicas, incluindo a preparação das aplicações, adequação dos ambientes e utilização de melhores práticas. Os técnicos acompanharam toda a execução para garantir o sucesso da migração.

O trabalho conjunto foi a chave do sucesso. De um lado, os analistas e técnicos da CMC ampliaram o entendimento da nuvem, evoluindo no uso pleno do produto. Identificaram as prioridades e avaliaram os pontos críticos das migrações, destacando tempo para as atividades. Do outro lado, a equipe do Serpro prestou seus serviços profissionais em nuvem, assessorando em cada passo, incluindo configuração assistida.

“Nosso ponto de virada foi o de aprender a usar o produto plenamente. O Serpro foi apresentando as melhores práticas para cada tipo de solução. Com essa configuração assistida, nós fomos incluindo os serviços, pegando o jeito”, afirma o líder da Divisão de Arquitetura de Serviços da Câmara Municipal de Curitiba, Bruno Oliveira.

No final, ficou uma lição: as primeiras migrações requerem um pouco mais de esforço, mas estas proporcionam um aprendizado valioso que facilita a operação e demais atividades posteriores na nuvem.

Por Comunicação Serpro
Fonte: https://www.serpro.gov.br