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Você sabe o que é Social Media Listening?

Você sabe o que é Social Media Listening?

Entenda como essa ferramenta pode contribuir para a construção de uma comunicação pública mais dinâmica e direcionada

Dialogar com o cidadão de forma assertiva para cumprir a missão de melhor atendê-lo e melhorar a execução de políticas públicas é um grande desafio para governos de todos os níveis. Não é segredo que, para uma boa comunicação, conhecer bem o público-alvo é essencial. E, numa sociedade cada vez mais conectada, isso só é possível com uma estratégia ativa de escuta social.

Nesse sentido, o Social Media Listening se apresenta como uma ferramenta poderosa. Ao monitorar e analisar conversas e conteúdos nas redes sociais, é possível obter insights sobre a opinião pública e o sentimento das pessoas em relação a marcas e temas de interesse. No âmbito governamental, pode ajudar as instituições a entender melhor as diferentes percepções da sociedade sobre a imagem e os assuntos de governo.

Estar atento aos sinais advindos das redes oportuniza a construção de uma comunicação mais direta e imediata com o cidadão. Acompanhar as discussões nesses espaços de intenso compartilhamento de ideias, pode possibilitar aos governos Federal, Estadual e Municipal obter feedbacks rápidos e identificar as questões mais relevantes para o cidadão. Isso tudo, se bem executado, pode elevar o grau de confiança e credibilidade da relação, à medida em que as pessoas se sintam ouvidas e vejam suas opiniões sendo consideradas.

A coleta e análise de menções online públicas a termos e assuntos de interesse pode ser utilizada também para medir o impacto e a aceitação das políticas públicas. Uma possibilidade seria medir, no domínio das redes sociais, a opinião e o sentimento das pessoas antes e após a implementação de um programa de governo, por exemplo. Isso poderia ser de grande ajuda para compreender algumas das nuances da opinião pública e usar as informações disponíveis para ajustar os pontos necessários, a fim de aumentar a efetividade das ações.

Outro ponto importante, é a possibilidade de identificar problemas potenciais e se antecipar a eles. Com o Social Media Listening, é possível buscar sinais de desinformação ou insatisfação em seus estágios iniciais, de modo que se possa adotar, de maneira tempestiva, as estratégias de atuação adequadas a fim de evitar que esses problemas atinjam proporções maiores e a atuação sobre eles fique mais difícil. Isso pode ajudar a prevenir crises e a minimizar o impacto negativo de uma desinformação para a população, por exemplo.

Trivium, uma solução pensada especialmente para a Administração Pública

Pensando nisso, o Serpro lançou o Trivium, um serviço de inteligência que disponibiliza painéis e alertas para que a Administração Pública possa praticar a escuta social e a tomar decisões baseadas em informações. A solução compreende a coleta, classificação e análise de menções públicas nas redes sociais a determinados termos, previamente definidos e monitorados de forma constante.

Com o Trivium, você conta com relatórios periódicos para diagnóstico de cenários e com uma consultoria especializada em análise de dados para estratégias de comunicação digital. Tudo para auxiliar você na busca por respostas para perguntas complexas, decorrentes de um ambiente altamente digital e disperso:

Meu público me encontra? O que falam?
O que é relevante para minha audiência?
Minha mensagem está sendo capturada?
Qual tipo de conteúdo mais engaja?

Conheça benefícios

Mapear tópicos relevantes, reconhecer os principais influenciadores e seus segmentos de atuação, identificar fake news e seus propagadores e criar alertas para mensagens com potencial de viralização são algumas das possibilidades de uso do Trivium. Com todas essas informações em mãos, você poderá:

  • Planejar as ações de marketing digital e de atendimento ao cidadão;
  • Executar ações para alcance dos objetivos de comunicação, de forma ética e sustentável;
  • Atuar de forma eficiente em momentos de crises de imagem e de imprensa;
  • Planejar melhor o conteúdo para os perfis do órgão nas redes sociais;
  • Executar campanhas com convergência de conteúdos, mídias, tecnologias, dispositivos e canais digitais para interação, acesso e troca de informações com os públicos presentes nas redes sociais


por Juliano Machado
Fonte: https://www.serpro.gov.br